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Interação no momento da aula ou chat

Basta clicar no botão + (mais) localizado na parte superior da janela.
Clique no botão Cancelar a Reunião que fica disponível no canto superior esquerdo da tela.
Não é possível fazer o ordenamento dos nomes.

Clique no botão "três pontinhos", em seguida clique no menu "Compartilhar", após escolha uma janela para compartilhar o programa específico e seu conteúdo, ou clique em "Compartilhar Tela" para compartilhar tudo na tela. Os outros participantes do bate-papo receberão uma notificação solicitando que eles aceitem seu compartilhamento de tela. Quando o fizerem, eles poderão ver sua tela e continuar o bate-papo. Quando terminar de compartilhar, acesse os controles da reunião e clique em Parar de compartilhar.



Você poderá criar canais para organizar melhor suas aulas, de acordo com o Plano de Orientação de Aprendizagem a Distância (POAD). Para criar um canal, você deverá seguir os seguintes passos indicados na Cartilha 6 - Teletrabalho no Item 4.

Para isto, clique no ícone Câmera na área de mensagens. Você também pode clicar em Adicionar um assunto e agendar uma reunião ou em reunir agora caso deseje realizar a videoconferência neste momento. Os alunos receberão uma notificação com o link de acesso. Para mais detalhes acesse o Item 6.1 da Cartilha 6 - Teletrabalho.

Arquive uma equipe quando ela não estiver mais ativa, mas você quiser mantê-la para referência ou reativar no futuro. As conversas e os arquivos de uma equipe tornam-se somente leitura depois de arquivados. Você ainda poderá pesquisar os itens de que precisa nela. É possível até mesmo mantê-la como um favorito. Somente proprietários de equipe podem arquivar e restaurar equipes.



Arquivar uma equipe





  1. Selecione teams Botão do Teams à esquerda para ver a lista de suas equipes.




  2. Na parte inferior da lista, selecione gerenciar Botão Configurações .




  3. Na lista ativa , localize o nome da equipe que você deseja arquivar e, em seguida, selecione mais opções Botão Mais opções > equipe de arquivamento.





Para mais detalhes, acesso o link da Microsoft: https://support.microsoft.com/pt-br/office/arquivar-ou-restaurar-uma-equipe-dc161cfd-b328-440f-974b-5da5bd98b5a7

Para restaurar uma equipe arquivada:





  1. Selecione teams Botão do Teams à esquerda para ver a lista de suas equipes.




  2. Na parte inferior da lista, selecione gerenciar Botão Configurações .




  3. Em seguida, na lista arquivado , localize o nome da equipe que você deseja arquivar e selecione mais opções Botão Mais opções > equipe de restauração.





Para saber mais, acesse o link: https://support.microsoft.com/pt-br/office/arquivar-ou-restaurar-uma-equipe-dc161cfd-b328-440f-974b-5da5bd98b5a7

Ao acessar o componente curricular em que desenvolverá suas atividades, você será redirecionado para o canal Geral desta turma, nele você verá as abas de desenvolvimento das atividades, para maior detalhes acesse a Cartilha 6 - Teletrabalho.

Os alunos devem ter permissão de membro, com isso não tem direitos de inclusão e exclusão de grupos. Caso o aluno consiga excluir ou incluir outro aluno , entre em contato com a coordenação de curso.

Para impedir que um aluno grave a aula é necessária uma configuração depois de agendamento da reunião, mas antes dela ser iniciada. Entre na tela de detalhes da reunião e acesse ao link ""Opções da Reunião"". Na tela que será aberta localize a opção ""Quem pode apresentar?"" e alterar a opção para ""Somente eu"". Salve a configuração. Desta forma somente o apresentador, isto é, o professor, terá acesso ao botão de Iniciar a gravação. Note que com esta opção ativada não será possível que os alunos compartilhem tela no momento da aula online.



 



Para enviar um vídeo você deverá acessar a aba Postagens do seu canal (Disciplina) e colar o link do vídeo na caixa de envio de mensagem. Para adicionar a pré-visualização de vídeos, antes de adicionar o link, clique no botão reticências (3 pontinhos) e adicione o aplicativo Youtube. Para mais detalhes acesse o item 12.2 da Cartilha 6 - Teletrabalho.
Durante a elaboração de uma postagem, selecione o ícone representado pelo clipe na parte inferior da barra de mensagens. Lembre-se que o arquivo compartilhado também ficará disponível na guia “Arquivos” da sua turma.
Abrir o MS TEAMS. 2. Ir para opção de Calendário 3. Depois clicar no botão "Nova Reunião".
1.Informar o nome da reunião (Ex.: Aula Semanal Inglês II); 2. Escolher a data-hora de início; 3. Informar se a reunião terá ocorrência semanalmente; 4. Escolher o componente curricular e depois canal Geral; 5. Campo opcional que pode conter uma descrição genérica; 6. Clicar no botão Enviar: Ao clicar no botão enviar será enviado o convite para todos os membros informando sobre a data e horário da reunião.
Sim é possível ministrar as aulas pelo smartphone, porem é aconselhável a utilização de um computador. Consulte o item 5 da cartilha 6 Teletrabalho para maiores informações:

Devido a implantação da Nova Política do Teams pela equipe de Tecnologia e Infomação do Centro Paula Souza as contas destinadas aos alunos deixaram de ter acesso a alguns recursos no aplicativo e por isso, possivelmente, a sua conta de e-mail foi identificada como conta-aluno. Para voltar a ter acesso aos recursos, entre em contato com a Unidade Escolar, pois a equipe de gestão foi orientada como proceder nestes casos, ou seja, efetuar o preenchimento do formulário "Registro de Docente com perda de recursos no Teams".



Políticas aplicadas para os alunos no Teams:



Devido a implantação da Nova Política do Teams pela equipe de Tecnologia e Infomação do Centro Paula Souza as contas destinadas aos alunos deixaram de ter acesso a alguns recursos no aplicativo e por isso, possivelmente, a sua conta de e-mail institucional foi identificada como conta-aluno. Para voltar a ter acesso aos recursos, entre em contato com a Unidade Escolar, pois a equipe de gestão foi orientada como proceder nestes casos, ou seja, efetuar o preenchimento do formulário "Registro de Docente com perda de recursos no Teams".



Políticas aplicadas para os alunos no Teams:









































































































TIPO DESCRIÇÃO ALUNOS
MENSAGENS Excluir mensagens enviadas Desativado
Editar mensagens enviadas Desativado
Mensagens em Chats Ativado
Usar Giphys em conversas Desativado
Classificação de conteúdo de Giphy Desativado
Usar Memes em conversas Desativado
Usar Figurinhas em conversas Desativado
Permitir visualizações de URL Ativado
Traduzir mensagens Desativado
Criar mensagens de voz Somente em chats
Em dispositivos móveis, exibir canais favoritos acima de chats recentes Ativado
Remover usuários de chats em grupo Desativado
REUNIÕES Permitir Reunir agora em canais Desativado
Permitir agendamento de reunião de canal Desativado
Permitir agendamento de reuniões privadas Desativado
Permitir gravação na nuvem (aluno não pode gravar a reunião) Desativado
Permitir uso da câmera Ativado
Permitir que um participante conceda ou solicite o controle do Dispositivo Desativado
Permitir que um participante externo conceda ou solicite o controle Desativado
Permitir compartilhamento do PowerPoint Ativado
Permitir quadro de comunicações (OneNote) Ativado
Permitir notas compartilhadas Ativado
Permitir chat em reuniões Permitir

 Até o momento, não existe a possibilidade de excluir um chat. Para ajudar, informamos que existe a possibilidade de ocultar e para realizar tal ação siga os passos abaixo:



 - Clique nos 3 pontinhos ao lado do Chat desejado e selecione a opção Ocultar.







O Teams só permite a exclusão e edição de mensagens enviadas pelo próprio usuário.

Não! Assim como na educação presencial, o professor tem a autonomia de gerenciar o seu próprio conteúdo. Porém é recomendado que diversifique suas metodologias de ensino, pois, assim como no ensino presencial, há alunos que assimilam melhor o conteúdo escrito, por videoaulas, podcasts e etc. Lembrem-se de planejar a aula e utilizar a criatividade na sua confecção, assim, você proporcionar um melhor ambiente de estudos para os seus alunos. Para visualizar um exemplo de aula acesse o item 12.1 da Cartilha 6 - Teletrabalho.
Sim. Ao iniciar a digitação da sua mensagem na aba Postagens, selecione o ícone abaixo da caixa de digitação para abrir as opções avançadas de formatação. Na guia de formatação avançada, na opção “Nova conversa” altere a opção de “Nova Conversa” para “Anúncio”. Para mais detalhes acesse o item 12.3 da Cartilha 6 - Teletrabalho.

A opção de troca de plano de fundo durante a utilização da câmera de vídeo está disponível somente na versão do Teams instalado no computador e para alguns tipos de câmera. Sendo assim, se não aparece no Teams para Área de Trabalho, é porque seu computador não tem os requisitos necessários.



Para o aplicativo Whiteboard, o professor precisará instalar o Whiteboard no computador e compartilhar a área de trabalho na hora da utilização.

Esta seria a lousa da nossa sala de aula. Aqui você poderá realizar anotações e exibi-las aos seus alunos. Esta ferramenta também poderá ser utilizada pelos alunos para efetuar suas anotações. Para mais detalhes acesse o item 11 da Cartilha 6 - Teletrabalho.
Nesta aba você poderá verificar o desempenho da turma em todas as atividades propostas para seu componente curricular. Note que nesta aba serão exibidas as notas de todas as atividades criadas independente da aula(canal) na qual ela pertence. Caso você tenha criado as categorias das atividades com os nomes das suas aulas, você conseguirá identificarfacilmente a que aula pertence a atividade. Para mais detalhes acesse o Item 9 da Cartilha 6 - Teletrabalho.

Nesta aba você poderá criar os conceitos da sua disciplina durante o desenvolvimento das atividades para acesso dos alunos. A diferença entre a Wiki e as anotações é que a Wiki seguirá a alimentação das informações de forma linear, enquanto o Bloco de Anotações de forma livre, como uma lousa. Na Wiki você também poderá dividir o seu texto em sessões. Assim como o Bloco de Anotações, a Wiki é compartilhada e pode ser editada por todos os participantes da turma. Para mais detalhes acesse o Item 10 da Cartilha 6 - Teletrabalho (https://www.cps.sp.gov.br/wp-content/uploads/sites/1/2020/04/cartilha-teletrabalho-6.pdf ).

A aba Postagens do canal Geral, disponibiliza as principais informações para os alunos. Nesta aba você poderá organizar o debate geral de sua turma e que não seja destinado a uma aula específica. As Postagens podem ser usadas como fórum de discussão. Você pode interagir com os seus alunos.

Sim. Durante a reunião você pode selecionar o botão que representa uma tela com uma seta dentro que fica na parte inferior da janela. Para mais detalhes acesse o item 12.8 da Cartilha 6 - Teletrabalho.
Na forma da lei no. 9610/1998 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm), que dispõe sobre direitos autorais, é vedada a captação de imagem e som, e a sua reprodução, sem o consentimento do autor (no caso o professor). Nesse contexto, qualquer gravação desautorizada pelo professor é proibida pelo ordenamento jurídico e sujeita o infrator (membros ou proprietários) à sanções civis, administrativas e potencialmente até criminais. Cumpre aos docentes, quando estiverem ministrando as suas aulas, consignarem expressamente esse disclaimer, qual seja, de que é vedada a gravação e reprodução das aulas ministradas por profissionais do Centro Paula Souza, através da plataforma Teams ou por outros meios, para qualquer finalidade, sob pena de responsabilidade.